OS "ISMOS" DO MODERNISMO

16/08/2010 13:48

IMPRESSIONISMO – Movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista. 

Principais características da pintura são: o registro das tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol; as figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens; as sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado;

os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos; as cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.

 

EXPRESSIONISMO – Este termo é utilizado para descrever obras de arte nas quais a realidade é distorcida, de forma a expressar as emoções ou a visão interior do artista. A arte aparece como expressão dos sentimentos.

 

FAUVISMO (fovismo) – Contemporaneamente ao Expressionismo, surgiu na França o fauvismo.

O Fauvismo tem as cores como tema principal. Palavra de origem francesa que significa “selvagem”.

Os fauvistas queriam reagir violentamente ao conformismo da sociedade contemporânea e encontrar na arte a forma de expressão do mundo primitivo.

 

CUBISMO – O período mais importante do Cubismo vai de 1907 a 1914 e ele se iniciou com Pablo Picasso, Georges Braque e Fernad Léger. Podemos dizer que foi o primeiro estilo de arte abstrata e conceitual do século XX.

Essa nova tendência artística demonstrou uma preferência por representar o volume na pintura. Toda teoria cubista se voltou para uma nova representação do espaço e das suas três dimensões, abandonando a perspectiva renascentista. As formas dos objetos apareciam decompostas e representadas no espaço bidimensional da tela. A profundidade foi abandonada.

Nas composições cubistas, a linha é contínua e a função da cor não é dominante.

O cubismo foi dividido em duas fases: analítico (estudaram-se a forma e o espaço; entram em evidência as formas geométricas; as cores aproximam-se da monocromia) e sintético (há um abandono do objeto e suas partes; as cores tornam-se mais vivas e contrastantes; desenvolveu-se a técnica da colagem.

 

ABSTRACIONISMO – Oficialmente surgiu por volta de 1910. Nasceu como forma de repúdio ao real e à necessidade de exprimir sensações e estados de ânimo que vão além da nossa sensibilidade somente com o sinal e a cor.

 

FUTURISMO – foi um movimento complexo que surgiu na Itália e que se estendeu a diversos setores, tais como a literatura, a política, a arte figurativa, a arquitetura. Filippo Tommaso Marinetti, um literato, em 1909, fez a primeira publicação de sua obra no Manifesto Futurista, que saiu no jornal Le Figaro.

O futurismo celebrava a máquina, rejeitando a arte do passado.

As pinturas futuristas representavam as figuras e objetos em movimento. A poesia empregava a imaginária industrial e uma gramática e vocabulário distorcidos.

 

DADAÍSMO – O movimento Dadá ou Dadaísmo se iniciou em Zurique, em 1916, como um grupo de pintores e poetas que foram para a Suíça, refugiando-se da Primeira Guerra Mundial.

Reunidos no Cabaret Voltaire, um clube noturno, esses literatos começaram a perceber a arte de forma irracional e, a partir daí, essa arte foi considerada não mais uma manifestação do espírito, mas, sim, uma antiarte, usando palavras, sons e elementos plásticos.

Os dadaístas queriam rejeitar qualquer arte que tivesse lógica.

 

SURREALISMO – No ano de 1924, em Paris, foi publicado o Manifesto Surrealista, redigido pelo poeta francês André Breton. Praticamente foi nesse movimento que o Dadá se desfez.

A pintura surrealista tornou-se mais famosa do que a literatura.

A visão mágica da realidade, a exaltação da irracionalidade, do imaginário, a volta ao mundo dos sonhos e, em alguns casos, o fascínio pelo ocultismo são as características dominantes dessa corrente.

No surrealismo, podemos dizer que foi usado o método do automatismo psíquico, que conscientizava para uma livre manifestação da imaginação, do inconsciente e, sobretudo, do sonho.

O surrealismo trabalhou e introduziu muitas técnicas, entre elas a fotomontagem, a colagem fotográfica, etc.

 

CONSTRUTIVISMO – É uma corrente abstrato-geométrica. Surgiu na Rússia como movimento de vanguarda em 1913. Esse movimento ganhou força em 1921/22, com o grupo de engenheiros-artistas, que tentavam vencer o isolamento do artista entrando pelo campo do desenho industrial.

O construtivismo inseriu-se nos ideais da Revolução Russa como um grupo de intensa experimentação e terminou em 1933 com aversão ao governo.

 

CONCRETISMO – É uma arte com estreita ligação com a matemática. Depois de exporem seus quadros na I Bienal, os concretistas brasileiros se dividem em duas correntes: o grupo do Rio de Janeiro e o grupo de São Paulo.