LEITURA IMAGÉTICA

16/05/2010 22:36

               Mais do que ver, "ler" uma obra é lançar um olhar crítico e sensível sobre os textos e contextos da arte brasileira e mundial, incentivando a investigação e o estudo da produção acadêmica e da popular, da produção cultural do passado e da atualidade. Essa leitura tem como finalidade o contraponto, o diálogo entre a "verdade" da obra (o que o artista pensou ao criar a obra) e a "verdade" de cada um que a interpreta.

 

Não existe um único caminho para ler ou interpretar a arte. Você pode descobrir e criar muitos caminhos para interpretá-la. Contudo, no encontro entre esses diferentes olhares estão alguns aspectos (revendo):

ü Elementos básicos ou contextos formais – São os recursos expressivos, como a linha, a cor, o volume e a superfície. Eles dão forma a uma imagem.

ü Elementos secundários ou intelectuais – Os elementos básicos, organizados em um determinado contexto adquirem um sentido compositivo: ritmo, equilíbrio, profundidade, harmonia. Tal disposição configura uma ideia de tranquilidade, frio, calor, dramaticidade, movimento.

ü Elementos vivenciais – São o título, o tema, a vida e a obra do artista, a localização no tempo histórico e no espaço, simbologias, acontecimentos importantes durante a criação da obra, a reflexão e a crítica.

                O pesquisador Robert Willian Ott, estudioso das artes, criou um roteiro para o olhar. A finalidade, segundo ele, é indicar caminhos para apreciar e interpretar as obras de arte em geral. Este roteiro também pode ser um guia tanto para a cultura visual quanto para a música ou cênica.

O ROTEIRO DE OTT

Ø Descrever – Descreva o que você vê na imagem (objetos, pessoas, roupas...). Para isso, elabore essa descrição na forma de um inventário (rol, relação, listagem).

Ø Analisar – Observe os detalhes da linguagem visual (elementos, texturas, dimensões, materiais, suportes e técnicas) e, em seguida, registre suas informações em um texto informativo.

Ø Interpretar – Identifique todas as ideias transmitidas pela imagem (simbologia, metáforas, temática...), relacione-as a outras manifestações (visuais, musicais, cênicas) que tratem do mesmo tema e faça comparações.

Ø Fundamentar – Levante questões que busquem respostas sobre o que o artista quis dizer (mensagem principal) e o que se relaciona com a sua realidade. Para isso, pesquise a biografia, a vida e o contexto em que a obra foi produzida. Você encontrará informações interessantes em livros de arte, de história e em sites especializados.

Ø Revelar – Crie ou elabore a sua interpretação (mesmas ideias, com seu ponto de vista) por meio de desenho, mensagens escritas, comentários, letras de música, poemas...

 

*      Observe a obra de Heitor dos Prazeres, Frevo Carioca (realizada em 1953, em óleo sobre tela nas medidas 50 x 69,5 cm). Investigue em livros ou na internet todos os elementos necessários para realizar a leitura e interpretação desta imagem. Faça em grupo de até 05 componentes e este trabalho está valendo 2,0 pontos.

 


 

               Considere:

1º olhar – Olhar a obra selecionada por alguns instantes.

2º olhar – Olhar novamente a obra selecionada procurando investigar os elementos formais que predominam. Ressaltar que é um novo olhar com outra intenção e, por isso, um novo olhar sobre a obra.

3º olhar – Olhar a obra selecionada, procurando investigar os elementos intelectuais que predominam.

4º olhar – Olhar a obra selecionada procurando investigar os elementos vivenciais que predominam.

5º olhar – Olhar a obra como um todo, juntando as suas partes, procurando integrar os elementos formais, intelectuais e vivenciais para construir a sua interpretação.

                É fundamental que, nesta diversidade, sejam respeitadas as interpretações que nascem na experiência estética de quem aprecia e que possibilitem a aproximação da construção pensada e sentida por quem criou a obra.

ATENÇÃO AO CAPRICHO NECESSÁRIO A QUALQUER TRABALHO.