ELEMENTOS BÁSICOS DA LINGUAGEM VISUAL

20/05/2010 07:53

      O ponto é o elemento mais simples de linguagem visual.

Podemos utilizar estes elementos para conseguir diversos efeitos como: Sombreado > agrupamento de pontos para dar a sensação de claro e escuro.

Contornado > é contornar o desenho fechando a figura.

Delineado > é o mesmo que esboçar com pontos, detalhando a figura.

 

São chamadas cores primárias ou puras por não serem formadas pela mistura de outras cores. São elas: vermelho, amarelo, azul.

                    Cores secundárias são as cores formadas pela soma de duas primárias:

Ø Vermelho + azul = violeta

Ø Azul + amarelo = verde

Ø Vermelho + amarelo = laranja

 

                        As cores quentes nos lembram o sol, o fogo e dão a sensação de alegria. Têm o poder de aproximar as imagens e fazê-las parecer maiores do que são. São elas: amarelo, laranja e vermelho.

                        Cores frias – nos recordam a água, a floresta e dão sensação de tristeza. São calmantes, têm o poder de afastar imagens e fazê-las parecer menores. São elas: azul, verde e violeta.

                         Cores neutras – Marrom, bege, o branco, o preto e o cinza são chamadas cores neutras. Obtemos o cinza pela mistura do preto + branco.

                        Linha - De modo bem resumido, lembre-se sempre que as linhas horizontais estão sempre relacionadas ao menor movimento, muita tranquilidade. Só de olhar uma composição realizada na horizontal, podemos encontrar uma mensagem de paz, tranquilidade.

a vertical, embora estável, pode sugerir ascenção, a diagonal, movimento, instabilidade ou agressividade, a quebrada, instabilidade, a curva, quanto mais curvas mais movimentos.