A ARTE BARROCA - Século XVII

18/05/2010 20:44

 Esse estilo de arte, originou-se na Itália, no Século XVII, num período importante da história da civilização ocidental, pois nele ocorreram mudanças que deram nova feição à Europa.Uima delas foi a reforma protestante, que teve inicio na Alemanha e expandiu-se por outros países. No entanto, a Igreja Católica logo se organizou contra a reforma Protestante. Essa reação ganhou um caráter de contra-reforma em virtude das convocações dos Concílios com os trabalhos conciliares e a atuação das grandes ordens religosas, entre elas a Companhia de Jesus, a Igreja Católica retomou sua força.

A arte é vista como um meio de propagar o catolicismo e ampliar sua influência. A Igreja Católica utilizou a arte barroca que deveria emocionar, dirigindo-se ao sentimento do povo e empolgando o seu espírito. O templo católico barroco (igreja) é um deslumbramento pomposo de formas e cores, em contraste com a simplicidade do templo protestante. O Barroco não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazido pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

A arte Barroca não se desenvolveu de maneira homogênea. Houve grandes diferenças entre os artistas e entre as obras produzidas nos diferentes países. Como características podemos notar o gosto pelo luxo, a teatralidade/dramaticidade, a monumentalidade, o dinamismo e a exuberância decorativa No Barroco predominam as emoções e não o racionalismo da Arte Renascentista.

Neste contexto e sobre o ponto de vista da função da arte, o Barroco serviu aos propósitos daqueles que financiaram a sua produção:

·         Da Igreja Católica (Itália), para manifestar o triunfo de sua fé e para angariar novos fiéis;

·         Da monarquia (França), para a glorificação dos monarcas

·         Da burguesia (Inglaterra e Holanda) para exibir a riqueza dos mercadores.

 

A ARQUITETURA

A arquitetura do Século XVII realizou-se principalmente nos palácios e nas igrejas. A Igreja Católica queria proclamar o triunfo de sua fé e, por isso, realizou obras que impressionam pelo seu esplendor. Na Itália, a praça de São Pedro - Vaticano, projetada por Bernini, ilustra de modo significativo o espírito da grandiosidade da arquitetura barroca. As grandes dimensões espaciais, a importância das escadas e os revestimentos com materiais luxuosos fazem da arquitetura barroca um espetáculo para os olhos. Há nesse estilo a valorização dos efeitos decorativos. O espaço barroco é audacioso e livremente movimentado por curvas. Há volumes e superficies que se ondulam sob contraste de luz e sombra. A coluna barroca é toda retorcida e ricamente ornamentada, também conhecida como coluna Salomônica. Há presença de volutas em toda a decoração e o frontão surge também com curvas, deixando de ser retilinio (greco/romano). O Palácio de Versailles, na França, obra de Louis Levau e J.Hardouin Mansard ( 1655-1682 ) é o exemplo típico de arquitetura barroca com seus espelhos e suas perspectivas ilusionistas, assim como seus jardins com espaços ilimitados visualmente.

 

A PINTURA

                É a Idade de Ouro da pintura européia. Apresenta contrastes de claro-escuro, isto é, luzes e sombras obtendo efeitos de volume. A disposição dos elementos dos quadros, formam uma composição em diagonal e as cenas representadas envolvem-se num verdadeiro efeito teatral e ilusório. A pintura barroca é realista, mas a realidade que lhe serve de ponto de partida não é só a vida de reis e rainhas de cortes luxuosas, mas também a do povo simples.

Na pintura barroca, ganha destaque a pintura de teto nas igrejas e nos palácios, com efeitos decorativos e aplicação de perspectiva. Esse tipo de pintura nos tetos das igrejas permitia visualizar uma abertura mostrando um céu povoado de santos e anjos.

Como exemplos de pintores barrocos podemos citar: Caravaggio ( Itália ), Diego Velásquez

(Espanha ), Rembrandt (Holanda) e Anthony Van Dyck ( Bélgica).

 

A ESCULTURA

A estatuária barroca faz exaltação dos sentimentos. As formas procuram expressar o movimento e recobrem-se de efeitos decorativos. Predominam as linhas curvas, os drapeados das vestes e uso de materiais luxuosos: mármores coloridos e bronzes dourados. Os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem grande dramaticidade.

As esculturas barrocas, em geral, possuem grandes dimensões e ganha destaque as fontes e a iluminação teatral. Como exemplo de escultor barroco, ganha destaque o italiano Gianlorenzo Bernini, que foi também arquiteto, urbanista e pintor. Sua obra que desperta maior emoção religiosa é o Êxtase de Santa Teresa, feita em mármore para a capela da igreja de Santa Maria della Vittorio, em Roma.

O BARROCO BRASILEIRO

Esse estilo artístico chegou no Brasil no início do Século XVIII, estendendo-se até o inicio do Século XIX. Foi trazido pelos colonizadores portugueses na época das descobertas das Minas. O Barroco chega com as grandes missões colonizadoras da poderosa Companhia de Jesus e, então, encontrou toda urna atmosfera propícia para desenvolver-se . Os jesuitas catequizadores chegaram com os valores católicos que se fundiram com o naturismo brasileiro.

Sendo o barroco brasileiro associado à religião católica, vemos por todo o país inúrneras igrejas construídas segundo os princípios desse estilo. Mas há também muitos edifícios civis -- como cadeias, câmaras municipais, moradias de pessoas ilustres e chafarizes que apresentam características barrocas.

Houve duas formas diferentes no barroco brasileiro. Nas regiões enriquecidas pelo comércio do açúcar e pela mineração, surgiram igrejas cobertas, interiormente, de madeira entalhada com finas camadas de ouro. É o caso das construções de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Já nas regiões onde não havia nem açúcar nem ouro, as igrejas eram mais modestas, sem o luxo dourado das outras: é o caso das construções paulistas.