DESENHO ESTILIZADO

20/03/2011 21:37

 

ESTILIZAÇÃO DA FORMA

 

Quando usamos o termo “estilizar” a forma, estamos nos referindo a fazer uma síntese da forma e a depurar esta forma, procurando deixar o extremo do resultado final, de modo que as particularidades sejam eliminadas e a essência fique representada de tal maneira que o observador não perca a mensagem final e que a estética fique preservada. Os arabescos e os excessos são eliminados e as linhas principais permanecem deixando a ideia fundamental.

                Estilizar é desenhar modificando, usando a intenção decorativa.

                Estilo é o modo pessoal e criativo de um artista representar figurativamente a realidade ou imagens tiradas da fantasia.

                Estilização é a transformação esquematizada dos elementos reais seguindo a maneira própria (pessoal) de desenhar figuras e símbolos.

                No mundo artístico a estilização é recente.

                Cada estilo expressa um aspecto da vida do artista, das influências que ele recebeu do ambiente e de sua formação pessoal.

                Quando desenhamos e determinamos estilos, devemos pensar na cor e na maneira de se trabalhar artisticamente.

É bom saber: O desenho é o primeiro meio de expressão plástica e representação do ser humano sobre o plano das ideias e sentimentos.

                O ser humano pode desenhar de vários modos, com diversos materiais e estilos.

    AGORA VÁ EM GALERIA DE FOTOS E VEJA AS DUAS IMAGENS QUE DISPONIBILIZEI PARA EXEMPLIFICAR. BASTA CLICAR EM CIMA PARA AMPLIAR